segunda-feira, 31 de maio de 2010

Epidemia de dengue em Barra do Riacho


28/05/2010 às 10:26
   O número alarmante de notificações em Barra do Riacho chega a 400 casos, o que representa mais de 70% de todas as notificações do município, caracterizando uma epidemia da doença. A Prefeitura de Aracruz está intensificando as ações de combate à doença, e nesta semana o local recebeu um grande mutirão de trabalhadores das secretarias de Saúde e de Infraestrutura, para conscientização dos moradores e efetuar a limpeza de alguns locais. ... “Infelizmente, muitas pessoas só passam a acreditar no que a gente fala quando vêem um parente ou um vizinho doente. Por isso que está esta situação tão alarmante em Barra do Riacho.

 
   Os agentes de saúde fazem a conscientização, mas muitos moradores ignoram os riscos”, alerta a agente de saúde Andrea Ribeiro dos Reis Costa. Por causa dessa reincidência encontrada em alguns locais, serão notificados os moradores que ainda mantiverem focos de reprodução do mosquito em suas casas, mesmo depois da orientação dos agentes. Na notificação, ficará especificado um período para que o local seja desinfectado, e caso isso não seja cumprido, o morador será punido com multa.

  Para auxiliar os moradores na limpeza, servidores municipais estão recolhendo entulhos. Durante as visitas dos agentes ambientais, os moradores também receberam sacos grandes de lixo, para armazenar o que for retirado. Durante o dia, também foi feita a capina e limpeza de alguns terrenos baldios. O gerente de Vigilância em Saúde, Vicente Penteado Vizioli, explica que a região de Barra do Riacho tem sido mais afetada pela doença por apresentar duas características: “o local é vulnerável, por causa do grande trânsito de pessoas provenientes de diversas localidades, e que podem trazer consigo o vírus da doença; e é receptivo, com a existência de muitos focos de reprodução do mosquito, especialmente nos quintais das residências”.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog