sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pescadores aprovam fábrica de gelo em Barra do Riacho


30/09/2011 às 08:57
Dentro do recurso de R$ 150 mil repassado pelo Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Pesquisa Sísmica Marítima 4D (PCAP), os pescadores artesanais de Barra do Riacho optaram pela construção de uma fábrica de gelo. O dinheiro é uma indenização aos pescadores artesanais impedidos de trabalhar de fevereiro a junho de 2011 e março a maio de 2012, na área de exploração de petróleo e gás natural do Campo de Golfinho.
   A medida compensatória está prevista na licença ambiental concedida pelo Ibama, pela exclusão e restrição temporária do uso do espaço marítimo pelos pescadores artesanais. Mas a fábrica de gelo, para ser construída, necessita de um terreno a ser doado pela prefeitura, já que o local onde existe a base de uma construção abandonada pertence à Cooperativa de Pescadores, e a outra área, próxima ao puxador de barcos. É de propriedade de Juarez Azeredo.
   Como existe o impasse de que a prefeitura não pode comprar área que ela mesma doou, a solução indicada na reunião, segundo o Blog “O Barrense”, é realizar uma nova eleição na Cooperativa de Pescadores e a nova diretoria permitir a construção da fábrica de gelo.
   Outra importante conquista da Associação dos Pescadores Artesanais de Barra do Riacho é a construção, ao lado do puxador de barcos, de uma oficina escola, onde serão realizados cursos de carpintaria naval, elétrica naval e conserto de motores.  Esta oficina terá todos os tipos de equipamentos para a construção e reforma de barcos, visando incentivar a continuidade dos jovens na atividade pesqueira.
http://www.folhalitoral.com.br/site/?p=noticias_ver&id=2886

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog