sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CONSELHO DE SAÚDE X CONTRAC E O AUMENTO DA PASSAGEM

CERCA DE 250 PESSOAS, SENDO 44 REPRESENTANTES DE ENTIDADES, PODER

IMG11856

A “VII Conferência Municipal de Saúde” realizada ontem (08/02), reuniu mais de 200 pessoas. Estiveram presentes no Plenário da Câmara Municipal integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes de Ongs, sindicatos, escolas, empresas, entidades ambientalistas, clubes de serviços, associação de moradores, lideranças religiosas, civis, militares, além da comunidade para discutir o tema “Controle social, qual é a sua importância?”. No final da conferência também foram eleitas as entidades que vão assumir o Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA) entre fevereiro 2012 e fevereiro de 2014.

IMG11858

IMG11859 

Na abertura do evento, o prefeito Dr. Ademar Devens disse que a saúde é uma das políticas públicas mais importantes e que a conferência é o local ideal para o debate democrático. “Esta é a hora do cidadão expor suas opiniões, dar sugestões do que precisa ser feito para desenvolvermos ações cada vez mais eficazes e avançarmos na saúde”. Também compôs a mesa a secretária de Saúde, Juliana Soneghet Baiôcco Louzada.

IMG11864“O gestor do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins Lima explicou que a conferência é um espaço democrático de construção de políticas públicas de saúde, onde as pessoas podem se manifestar, orientar e decidir os rumos da saúde. “A participação do povo é um legítimo exercício da democracia na formulação e controle da política pública de saúde”, disse o gestor informando que o controle social é um fundamento constitucional. “É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país”, finalizou. Lima esteve representando o secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, Aylton Simoneli Junior. “ FONTE:http://www.pma.es.gov.br/noticia/2531/

IMG11867

Devido inúmeros questionamentos sobre saneamento básico como política de saúde o representante do SAAE, Wanderley, falou sobre os andamentos dos projetos de tratamento de esgoto do Município. Quanto a Barra do Riacho que não possui tratamento de esgoto, a idéia inicial era que fosse feito lagoas de tratamento de esgoto, mas como a empresa Nutripetro adiquiriu toda área, não será possível, então a solução é fazer uma desapropriação próximo a elevatória de esgoto. Eu, Júlio Cezar – Presidente da AMBSPPC, penso que deveria ser desapropriado parte do terreno da Nutripetro e nele ser feito a estação de tratamento de esgoto, e não terreno de moradores, afinal a empresa já possui quase um milhão de metros quadrados, área muito maior, que a área urbana de Barra do Riacho.

IMG11871  IMG11869 

No fim foi feito o processo democrático de escolha dos Conselheiros Municipais de Saúde. Foram escolhidos 08 (oito) conselheiros representando a sociedade civil, escolhido pelos delegado de diversos setores da sociedade civil (sindicatos, associações, ong etc), onde cada delegado tinha direito a 03 votos.

IMG11872IMG11874IMG11873

EU, JÚLIO CEZAR, PRESIDENTE DA AMBSPPC E DIRETOR DO SISMA, FALEI QUE BARRA DO RIACHO ESTÁ SEM MÉDICO, AMBULÂNCIA, VEÍCULO PARA O PSF, COM FILA DE ANO PARA AGENDAMENTO NO AMA, ALÉM DE AGUARDAR ANCIOSO O FUNCIONAMENTO DA UPA 24h (pronto socorro) DE BARRA DO RIACHO, QUE ATENDERÁ TODA ORLA.

O processo de eleição foi acirrado. E como a Orla votou unida os delegados que a representavam ( indígena, AMBSPPC, Associação da Vila do Riacho, Ong ADB, SINTICEL) se articularam com o SISMA e elegeram em 1º lugar a ONG Amigos da Barra do Riacho, que estará indicando como representante o Herval Cidadão. Foi eleito ainda a Associação da Vila do Riacho, SINTICEL e SISMA.

Do poder público, empresas e profissionais foram eleito mais 08 (oito) conselheiros. FOI MANTIDO DESTA FORMA A PARIDADE 50% REPRESENTANDO A SOCIEDADE CIVIL E 50% REPRESENTANDO O SEGMENTO DE SAÚDE.

IMG11865

FIQUEI MUITO FELIZ COMO FOI CONDUZIDO O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS E APRENDI MUITO SOBRE A SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO.

SOU CONSELHEIRO MUNICIPAL DO TRANSPORTE COLETIVO DESDE 2009, REPRESENTANDO O SISMA, ONDE TENHO LUTADO PARA REDUZIR O PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS NO TRANSPORTE COLETIVO.  EU, JULIO CEZAR, SOU O ÚNICO CONSELHEIRO A VOTAR CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM, POR SER CARÍSSIMA E Õ MUNICÍPIO NÃO TEM PLANILHA MUNICIPAL DE CUSTOS TARIFÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO ETC.

NO CONTRAC NÃO EXISTE PARIDADE, OU SEJA:

  • A SOCIEDADE CIVIL (SISMA, CDL E CONSPAR) TÊM 03 CONSELHEIROS;
  • AS EMPRESAS DE ÔNIBUS E FUNCIONÁRIOS DAS MESMAS E MAIS OS TAXISTA TEM 05 (CINCO) CONSELHEIROS;
  • O PODER PÚBLICO (CÂMARA DE VEREADORES, PREFEITURA E 5º BATALHÃO) TÊM 05 (CINCO) CONSELHEIROS.

AS LIDERANÇAS DA ORLA ELABORARAM UM DOCUMENTO PEDINDO A REFORMULAÇÃO DO COMTRAC E INCLUSÃO DE REPRESENTANTES DE ESTUDANTES, IDOSOS, PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, SINDICATOS E UM LÍDER COMUNITÁRIO DE CADA DISTRITO, QUE FOI PROTOCOLADO PELA AMBSPPC ATRAVÉS DE PROCESSO E ATÉ HOJE NÃO OBTIVEMOS RESPOSTA E O CONSELHO CONTINUA O MESMO!!

POR QUE SERÁ QUE O CONTRAC NÃO FAZ FÓRUM, AUDIÊNCIA PÚBLICA E CONFERÊNCIA SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL. NÃO FAZ ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLHER SEUS CONSELHEIROS EPORQUE O PREFEITO DEFINIU ATRAVÉS DE DECRETO QUAIS AS ENTIDADES, PODER PÚBLICO, EMPRESAS ETC, QUE COMPÕE O COMTRAC?????

O COMTRAC SE REUNI TODA 2ª QUINTA-FEIRA DO MÊS, ÀS 09:30h, NA SALA DE REUNIÃO DOS VEREADORES. AS ÚLTIMAS DUAS REUNIÕES NÃO ACONTECERAM, DEVIDO A MANIFESTAÇÃO (PROTESTO) DO FECHAMENTO DAS RODOVIAS QUE DÃO ACESSO A ORLA E A REUNIÃO COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, ONG, SEMIT, COMTRAC QUE IMPEDIU O AUMENTO DA PASSAGEM. A PREFEITURA SOLICITOU AJUDA A CETURB PARA CONSEGUIR TER UM ESTUDO SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL E PLANILHA DE CUSTOS TARIFÁRIOS DO MUNICÍPIO.

O COMTRAC SE REUNI PRATICAMENTE NA ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO  E AUMENTO DO PREÇO DA PASSAGEM.

JÁ PASSOU DA HORA DO PREFEITO FAZER UM DECRETO DEMOCRÁTICO PARA ESCOLHA DOS CONSELHEIROS DO COMTRAC, COMO FOI FEITO COM O CONSELHO DA SAÚDE. E UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO!!!!

ESTUDANTE NÃO PERCA TEMPO E COMPRE SEU PASSE, POIS TALVÉS NA TERÇA-FEIRA VAI TER UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NO COMTRAC SOBRE O AUMENTO DA TARIFA DA PASSAGEM DE ÔNIBUS!!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog