ONTEM, 08/02/2012, FUI PEGO DE SUPRESA, RECEBI UM CONVITE DA ACBR, POR TELEFONE E COMPARECI, A UMA REUNIÃO ÀS 19:30h NO AUDITÓRIO DA UNIDADE DE SAÚDE DE BARRA DO RIACHO, E PERMANECI ATÉ AS 22h, APESAR DE ESTARMOS SEM JANTA E CANSADOS, POR TERMOS PARTICIPADOS DURANTE O DIA TODO DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, EU, JULIO CEZAR, HERVAL E VALDINEI NÃO PODIAMOS DEIXAR DE COMPARECER NESTA IMPORTANTÍSSIMA REUNIÃO.
COMO HAVIA SIDO COMBINADO NA ÚLTIMA REUNIÃO NA ACBR, ACONTECEU A TÃO ESPERADA REUNIÃO ONDE A EMPRESA ENVIRON APRESENTOU O RESULTADO DAS ANÁLISE DO AR DENTRO DA EMPRESA ULTRAGÁZ, VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS, FALA DE ALGUNS MEMBROS DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO, FUNCIONÁRIOS DA ULTRAGÁZ E LIDERANÇAS DE BARRA DO RIACHO E COMUNIDADE.
O CAPITÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR SR. WASHINGTON RELATOU QUE A PEDIDO DO SECRETÁRIO DE MEIO-AMBIENTE DA PREFEITURA DE ARACRUZ SR. WALBER CAMPORES UMA EQUIPE DO CORPO DE BOMBEIROS ESTIVERAM NO LOCAL FIZERAM A MEDIÇÕES COM UM EXPLOSÍMETRO E NÃO CONSTATARAM A PRESENÇA DE GÁS GLP E APENAS UM CHEIRO ADOCICADO.
DIANTE DA MANIFESTAÇÃO DA COMUNIDADE E LIDERANÇA O CAPITÃO WASCHINGTON DISSE QUE APRESENTARIA EM 10 (DEZ) DIAS SE O GLP (GÁS DE CONSINHA) UM NOVO LAUDO E INFORMAR SE O A CONZINHA É PREJUDICIAL A SAÚDE.
FERNANDO, TÉCNICO DE AMOSTRAGEM AMBIENTAL DA EMPRESA ENVIRON DISSE QUE FOI ENCONTRADO NA ANÁLISE DO AR CERCA DE 0,01 PPM DE MERCAPITANO, VALOR CERCA DE CEM VEZES INFERIOR A PADRONIZAÇÃO COMO PREJUDICIAL AO SER HUMANO.
MEMBROS DA COMUNIDADE DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS MEDIÇÕES DO AR NA ÁREA DA ULTRAGÁZ…
EU JULIO CEZAR – PRESIDENTE DA AMBSPPC, FALEI QUE ESTIVE DUAS VEZES VISITANDO A ULTRAGÁZ PARA ACOMPANHAR AS MEDIÇÕES DO AR PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE GLP:
- NO PRIMEIRO DIA ESTAVA DENTRO DA EMPRESA PRÓXIMO A TELA, PRÓXIMO AOS MORADORES, QUANDO SENTI UM FORTE CHEIRO DE GÁS DE COZINHA QUE PASSOU COM O VENTO E LOGO DEPOIS PAROU, SENTI EM SEGUIDA UM CHEIRO DE TINTA, O INTERESSANTE É QUE O VENTO ERA NORDESTE COMO PUDE OBSERVAR NA BIRUTA, OU SEJA, O ODOR VINHA DA ULTRAGÁZ.
- EM OUTRA VISITA A PEDIDO DA EMPRESA ULTRAGÁS, EU E SR. VICENTE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE BARRA DO RIACHO E BARRA DO SAHY, OBSERVAMOS ALGUNS ESCAPAMENTOS DE GÁS DURANTE O PROCESSO DE ENCHIMENTO DOS BOJÕES NO CARROCEL. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE A EMPRESA ESTAVA FAZENDO MEDIÇÃO NOS FUNCIONÁRIOS COM UMA ESPÉCIE DE BOLSA INFLÁVEL E UM APARELHO CONECTADO, ONDE O FUNCIONÁRIO SE DESLOCAVA NO TRABALHO COTIDIANO E ERAM COLETADO O AR PARA ANÁLISE, PARA VERIFICAR SE A EXPOSIÇÃO SOFRIDA PELOS FUNCIONÁRIOS E A QUANTIDADE DE MERCAPITANO E COLETA DE AR PARA VERIFICAR A QUANTIDADE DE GLP.
DISSE AINDA QUE USEI MEU OFATO PARA IDENTIFIQUEI ODOR DE GÁS DE COZINHA!
EM UM CLIMA DE MUITA PEOCUPAÇÃO A COMUNIDADE SE MANIFESTOU QUE CONTINUAM SENTIDO O CHEIRO DE GÁS E ESTÁ PREOCUPADA COM O RISCO A SAÚDE!!
O REPRESENTANTE DA SEMAM –SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FALOU QUE SERÁ ANASILADO A POSSIBILIDADE DE SER FEITO OUTRO ANÁLISE DO AR, REVISÃO DAS CONDICIONANTES, E FALOU BRILHANTEMENTE SOBRE A RELAÇÃO: COMUNIDADE X EMPRESA X PODER PÚBLICO E QUE COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É POSSÍVEL QUE O PODER PÚBLICO MELHORE CONSTANTEMENTE.
VALDINEI TAVARES – PRESIDENTE DA ONG ADB, SUGERIU QUE FOSSE FEITO UM CINTURÃO VERDE;
JÚLIO CEZAR – PRESIDENTE DA AMBSPPC, SUGERIU QUE FOSSE FEITO UM EXAUSTOR, ASPERÇÃO DE ÀGUA E UM RELATÓRIO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião aprimora este blog