Flavia Bernardes
O laudo apresentado pela empresa Eviron sobre a qualidade do ar dentro da empresa Ultragaz, em Barra do Riacho, Aracruz, apontou que a presença de mercaptano no ar é cem vezes inferior à padronização como prejudicial ao ser humano. A afirmação foi recebida com surpresa pela Comissão de Acompanhamento das Medições do Ar na Área da Ultragaz, que reafirmou a presença constante do cheiro de gás de cozinha na região.
O mercaptano é a substância adicionada ao gás de cozinha, o qual proporciona o odor desagradável característico quando há vazamento, e, segundo os moradores da região, o cheiro é forte e persiste.
Além disso, dizem os moradores, durante duas visitas à Ultragraz, líderes comunitários também sentiram forte cheiro de gás, além de avistarem o escapamento de gás durante o processo de enchimento dos bujões.
A comunidade, que pediu ajuda ao poder público, aguardava desde dezembro um parecer da empresa, porém, segundo seus membros, a reunião realizada não foi divulgada, o que dificultou a participação popular.
“Fui pego de surpresa pelo convite feito por telefone para comparecer a uma audiência no Auditório da Unidade de Saúde, na Barra do Riacho. A reunião foi marcada para o mesmo dia da VII Conferência Municipal de Saúde, mas mesmo assim conseguimos comparecer”, o líder comunitário Júlio Cesar.
Em um clima tenso, os representantes da comunidade presentes à reunião não demonstraram segurança nos resultados apresentados pela Eviron e continuam preocupados com os riscos à saúde. Entre as propostas apresentadas pela comunidade, está a de plantar um cinturão verde no entorno da empresa, conforme proposta apresentada pelo presidente da ONG Amigos da Barra do Riacho, Valdinei Tavares. Outra proposta é para que seja realizado um Relatório de Impacto a Vizinhança pelo empreendimento.
A informação é que a Secretaria de Meio Ambiente chegou a reconhecer a necessidade de uma nova análise do ar, assim como a revisão das condicionantes da empresa.
Em nota, enviada por email, a Ultragaz informou que, em todas as áreas nas quais atua, tem forte interação com as comunidades. Além disso, “tem um compromisso e um programa estruturado de sustentabilidade e de atuação responsável tanto no plano social, quanto no ambiental”.
A empresa também explicou que é a única de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) na região de Aracruz e uma das primeiras a se instalar na área industrial de Barra do Riacho. A Ultragaz acredita que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, gerando emprego, renda e impostos.
FONTE: http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=49702
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião aprimora este blog