sábado, 24 de março de 2012

PROJETO ORLA – Aracruz / ES

NO DIA 10 DE ABRIL DE 2012 ACONTECERÁ A OFICINA DO PROJETO ORLA EM BARRA DO RIACHO, ONDE SERÁ APRESENTADO  OS TRABALHOS DA 1ª OFICINA DO PROJETO ORLA QUE ACONTECEU NOS SESC DE PRAIA FORMOSA. NA 3ª OFICINA SERÁ FORMADO O COMITÊ DO PROJETO ORLA… FIQUEM ATENTOS PARTICIPEM.

SETOR 4: RIACHO

image

De 05 à 9 de fevereiro de 2012, das 9 às 18h, aconteceu a 1ª O ficina do Projeto Orla em Aracruz, no Sesc de Praia Formosa.

Foram criados vários grupos de trabalho, sendo que cada grupo ficou responsável por um trecho da Orla de Aracruz. O grupo que participei ficou responsável pelo Setor que vai do Rio Sahy até a Reserva dos Comboios em sua estensão até Linhares.

image   image

Levei o grupo para conhece a Praia da Conchinha, é uma praia com areia grosa, não gruda no corpo, mas está muito suja, pois a prefeitura não limpa a praia, com muitos urubus, a água está muito suja, devido as últimas chuvas que retirou um pouco da lama do Riacho, mesmo assim o Rio Richo precisa ser despoluído e dragado, para posssibilitar a continuidade da navegação dos barcos.

QUANDO A PRAIA DA CONCHINHA ESTÁ LIMPA OS MORADORES DE BARRA DO RIACHO VÃO DESFRUTAR MOMENTOS DE LAZER SE BANHANDO E JOGANDO FUTEBOL DE AREIA. ASSIM COMO ACABOU O RIOZINHO DA CONCHINHA ( RIO MINHOCA), QUE FOI DESVIADO PARA A ÁREA ABRIGADA DO PORTOCEL, ESTÁ PRAIA PODE VIR A DESAPARECER MAIS DA METADE, COM A IMPLANTAÇÃO DO PORTOCEL II, OBSERVE A PARTE BEGE É PARTE DA PRAIA DA CONCHINHA QUE SERÁ ATERRADA, OS NOVOS MELES QUE SERÃO CONSTRUÍDO, SENDO QUE O DO LADO DIREITO MAIOR, JÁ CONSTA NO PROJETO DE REGASEFICAÇÃO DA PETROBRAS.

image

Na foto abaixo o pescador chegando de mais uma pescaria artesanal.

image image

Toda a área urbana de Barra do Riacho ao longo do Rio Riacho esta ocupada de forma desordenada, acredito que nada será feito sobre isto, pois a décadas que os moradores residem neste local. Vê se também na foto o lançamento dos efluentes da empresa Evonick Degussa Ltda que é lançada no Rio Riacho, e não podemos esquecer que quando foi feito o lançamentos destes efluentes pela Degussa dezenas de Caramurus ( um tipo de moreia que chega que mede aproximadamente 1,50m) morreram.

image

OS GRUPOS FICARAM CURIOSOS COM A APRESENTAÇÃO DO MEU GRUPO, POIS É MUITO COMPLEXO ESTE LOCAL. DE UM LADO A PRESERVAÇÃO, POLUIÇÃO, OCUPAÇÃO DESORDENADA, INDÚSTRIAS, PORTOS. UMA COMUNIDADE CERCADA E EXPREMIDA PELA EMPRESAS E GRANDES PROJETOS ECONÔMICOS E FALTA DE ÁREA PARA EXPANSÃO URBANA.

O GRUPO ME ESCOLHEU PARA FALAR SOBRE A ATUAL REALIDADE DE BARRA DO RIACHO, LOGO APÓS MINHA FALA O Sr. VICENTE BUTERI FALOU SOBRE A PESCA E AS DIFICULDADES QUE OS PESCADORES ESTÃO ATRAVESSANDO.

OS DESAFIOS DE DESENVOLVER A BARRA DO RIACHO COM UMA VISÃO SÓCIO-AMBIENTAL SÃO GIGANTES, MAS POSTO O DESAFIO, VAMOS A LUTA. ACREDITO QUE PENSAR O FUTURO DA HUMANIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DE TODOS. E O PROJETO ORLA NO FUNDO TEM ESTE OBJETIVO.

image image

Levei meu grupo para conhecer a Praia dos Hospedes. O ônibus teve dificuldade de passar pela estrada devido ao mato, já que a estrada de acesso está praticamente abandonada, passando apenas carro em mão única. Chegando lá o grupo ficou encantado com tamanha beleza, um santuário de corais, algas, crustácios, peixes… muitos levaram conchinhas, algas calcárias ( as algas retiram o gás carbono e fazem uma pedra calcária), existe ainda um riacho com muitos peixes ( acredito que sejam robalos que usam o local para a desova). Este local é muito visitado por moradores de Barra do Riacho.

Defendi a preservação da Praia dos Hospedes, que apesar de estar em uma área sensível entre o Portocel e onde será construído o Estaleiro da IMETAME ( em rocho). Até o momento não existe nenhum projeto portuário para esta área. Devido a existência do riacho, talvés a seja preservado e continue a ser um poit turístico. neste local já fiz inúmeros pic-nic, churasco, mergulho etc, existe até comunidade no orkut que amam este lugar.

e image

tabr

OBRA DO TABR – TERMINAL AQUAVIÁRIO DE BARRA DO RIACHO, TRANSPETRO / PETROBRAS. OBRA QUE JÁ PASSOU MAIS DE 7.000 TRABALHADORES E A MAIORIA FORAM ALOJADOS EM BARRA DO RIACHO. Esta obra exportará a gasolina natural e o gás natural que são produzidos em Cacimbas.

No lado direito dentro da área abrigada do Porto de Barra do Riacho será construído mais duas obras da Petrobras, sendo uma para a exportação de gás natural e metanol que virão da futura refinaria de gás que será construído em Linhares, e o outro projeto é reegaseificação, ou seja, um navio refrigerado será atracado no futuro porto que será construído em breve na parte externa com capacidade para um navio este navio descarregará o gás comprimido em estado líquido que será aquecido e será introduzido na grande tubulação que liga Cacimbas Vitória e que está interligado a rede de tubulação de gás do Brasil. É o governo federal está trazendo muitas obras para Aracruz (Barra do Riacho) e Linhares.

É tem muitas obras por vir como o Estaleiro Jurong Aracruz, já fazendo a supressão vegetal para implantação do empreendimento. Neste local serão construído plataformas, segundo li onte no jornal o governo federal que construir 6 plataformas aqui para compensar a perda que o governo do estado terá em arrecadação se o Fundap acabar.

VEJA A MATÉRIA ABAIXO QUE RETIREI SO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACRUZ

Foi f”eito um diagnóstico socioambiental de toda a orla conjuntamente com os principais envolvidos, e em seguida, estabelecer um plano de gestão e formação do comitê gestor, com análise sob os aspectos econômicos da cidade. Vão participar da oficina técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), representantes de associações de bairro entre outras organizações da sociedade civil e o monitor do projeto no município.

Acontece na próxima semana a I Oficina do Projeto Orla em Aracruz

A primeira oficina do Projeto Orla em Aracruz vai ter início na próxima segunda-feira (05), às 9h da manhã, no Sesc de Praia Formosa. O objetivo da oficina é, primeiro, fazer um diagnóstico socioambiental de toda a orla conjuntamente com os principais envolvidos, e em seguida, estabelecer um plano de gestão e formação do comitê gestor, com análise sob os aspectos econômicos da cidade. Vão participar da oficina técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), representantes de associações de bairro entre outras organizações da sociedade civil e o monitor do projeto no município.

Projeto Orla

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima é uma ação do Governo Federal, através da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), envolvendo os Ministérios do Planejamento e Meio Ambiente, com a premissa de estabelecer diretrizes para disciplinar o uso e ocupação da orla marítima, visando alcançar o ordenamento dos espaços litorâneos sob o domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre o governo e sociedade.

Etapas:

  • Pré-Diagnóstico da Orla;

  • Mobilização da População para as Oficinas;

  • Oficina I;

  • Oficina II;

  • Audiência Pública e Formação do Comitê Gestor da Orla de Aracruz.

    06/03/2012

    Teve início ontem em Aracruz a I Oficina do Projeto Orla

    O diálogo com a comunidade é uma ação constante na Prefeitura de Aracruz. Na manhã de ontem (05), no Sesc de Praia Formosa, teve início a I Oficina do Projeto Orla no município. Técnicos das secretarias de Planejamento Estratégico, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), representantes de associações de bairro entre outras organizações da sociedade civil e o monitor do projeto estão reunidos para discutir e fazer um diagnóstico baseado nas necessidades, principais anseios e as soluções dos problemas que podem vir a surgir na orla de Aracruz.

    De acordo com o monitor Marcus Polette, nesta semana as organizações que estão participando da oficina vão apontar qual será o impacto do projeto para a cidade. “O objetivo deste encontro é primeiro fazer um diagnóstico socioambiental de toda a orla de Aracruz conjuntamente com os principais envolvidos, e em seguida, estabelecer um plano de gestão e formação do comitê gestor, com análise sob os aspectos econômicos da orla”. Polette destacou ainda que nesta semana serão ouvidos os problemas e anseios dos participantes, o que eles buscam, quais as suas particularidades. “É um encontro ideal para buscar um consenso, ouvindo os interesses de cada grupo aqui representado”.

    O vice-prefeito, Jones Cavaglieri, gostou da participação dos grupos na oficina. “Pela primeira vez temos a oportunidade de sentar, discutir e participar de um projeto desses. Este encontro é uma boa oportunidade para troca de experiências”. Cavaglieri ressaltou que o governo tem trabalhado buscando o desenvolvimento sustentável. “Atração de investimentos tem sido umas das prioridades deste governo, mas a preocupação com a preservação do meio ambiente tem andado lado a lado neste processo”.

    Para o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, esta semana será histórica para o município. “Futuras gerações vão agradecer aqueles que aqui estão participando e contribuindo para a construção deste documento que será responsável por ordenar a orla de Aracruz”. Devens também falou sobre a frase da bandeira “Ordem e Progresso”. “O progresso faz parte do desenvolvimento de uma cidade, mas para que chegue de forma tranquila é necessário ordem. Este projeto irá fazer isso. Será mais uma ferramenta de trabalho para disciplinar o uso e ocupação da orla marítima”.”

 http://pma.es.gov.br/busca/?q=projeto+orla&x=0&y=0

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog