sábado, 15 de dezembro de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMPLEXO GÁS-QUÍMICO UFN-IV REALIZADA NO SESC, ARACRUZ

image

O COMPLEXO GÁS-QUÍMICO UFN – IV ( UNIDADE DE FERTILIZANTES NITROGENADOS). O INÍCIO DAS OBRAS ESTÃO PREVISTOS PARA 2014 E TÉRMINO EM 2018. APÓS A OBRA SERÃO GERADOS 400 EMPREGOS EM LINHARES E 138 EM ARACRUZ NO PORTO.

imageimage

SERÁ CONSTRUÍDO UM DUTO COM 62Km DA FÁBRICA DE FERTILIZANTES EM LINHARES ATÉ A BARRA DO RIACHO ( PORTO). EM BARRA DO RIACHO A OBRA DO PORTO, EXPEDIÇÃO E ARMAZENAMENTO OCUPARÁ CERCA DE 2.000 TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO.

FOTO ABAIXO DO TERMINAL DE GNL DE BARRA DO RIACHO, QUE SERÁ CONSTRUÍDO AO LADO DO TABR – TERMINAL AQUAVIÁRIO DE BARRA DO RIACHO, OBSERVE QUE EXISTE UM PIER NO PORTO DE BARRA DO RIACHO E SERÁ CONSTRUÍDO UM PIER COM 975m MAR ADENTRO, ONDE PODERÁ ATRACAR NAVIO COM GÁS REFRIGERADO A 162° NEGATIVO. ESTE GÁS SERÁ AQUECIDO E INTRODUZIDO NA REDE DE GASODUTO INDO ABASTECER TERMOELÉTRICA, INDÚSTRIAS ETC. O INÍCIO DAS OBRAS ESTÃO PREVITAS PARA 2014 E TÉRMINO EM 2016.image

BARRA DO RIACHO ESTÁ LOCALIZADO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA, JÁ QUE A OBRA ATINGIRÁ UM RAIO DE 2Km.

FOTO ANGÉLICA RANGELFOTO: ANGÉLICA RANGEL

CERCA DE 170 PESSOAS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO ONDE FORAM APRESENTADOS OS DOIS EMPREENDIMENTROS DA PETROBRAS QUE SERÃO CONSTRUÍDOS EM BARRA DO RIACHO E LINHARES.

APESAR DA PETROBRAS TER COLOCADO 02 ÔNIBUS DE BARRA DO RIACHO E 01 ÔNIBUS DE VILA DO RIACHO PARA O SESC EM PRAIA FORMOSA, ARACRUZ, A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES FORAM PEQUENA, CERCA DE 30 MORADORES DESTES LOCAIS SE FIZERAM PRESENTES, APESAR DISTO, COMPARECERAM O PRESIDENTE DA ACBR, AMBSPPC, ASPEBR, ONG ADB, ASSOCIAÇÃO CÍRCULO COMUNITÁRIO DA VILA DO RIACHO.

TODAS AS LIDERANÇAS DE BARRA DO RIACHO FALARAM SOBRE EXPERIÊNCIA DA OBRA DA PETROBRAS DO TABR – TERMINAL AQUAVIÁRIO DE BARRA DO RIACHO, ONDE A EMPRESA CARIOCA VALORIZOU A MÃO-DE-OBRA LOCAL E A EMPRESA MENDES JUNIOR CONTRATOU POUCO MORADORES DE BARRA DO RIACHO, O QUE GEROU MANIFESTAÇÕES DA COMUNIDADE PUNIDA COM TIROS DE BORRACHA E A ACBR FOI PROCESSADA. ALÉM DISTO, AS COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO ONDE PARTICIPAM O IEMA, PETROBRAS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS EM 02 ANOS SE REUNIRAM 02 VEZES, O QUE DEIXA CLARO QUE A COMUNIDADE NÃO FOI OUVIDA NESTE PERÍODO.

ALÉM DE CRITICAREM DURAMENTE A PETROBRAS PELOS MALEFÍCIOS CAUSADOS A PESCA ARTESANAL E A COMUNIDADE AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE BARRA DO RIACHO ESPERAM QUE A NOVA EQUIPE DO IEMA E DA PETROBRAS NÃO COMETAM OS MESMOS ERROS E DE FATO VALORIZEM A MÃO-DE-OBRA LOCAL. QUANTO A PESCA AGUARDAM O CUMPRIMENTO DAS CONDICIONANTES.

FIZ CORO NESTA CRÍTICA A PETROBRAS E AO IEMA, POIS É PRECISO QUE SEJA MELHORADA A INFRAESTRUTURA DE BARRA DO RIACHO EM DIVERSAS ÁREAS COMO A PRÉ-ESCOLA, CRECHE, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, SEGURANÇA, SAÚDE, ESPORTE, LAZER, PAVIMENTAÇÃO, DRENAGEM PLUVIAL, TRATAMENTO DE ESGOTO, HABITAÇÃO, PESCA, ETC, AFINAL ACONTECEM OS EMPREENDIMENTOS E O QUE SOBRA PARA BARRA DO RIACHO SÃO OS PROBLEMAS SOCIAIS.

PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE INFRAESTRUTURA SOLICITEI AO IEMA A CRIAÇÃO DE UM TSA – TERMO SÓCIO-AMBIENTAL COM PREVISÃO DE PRAZOS E MULTAS PARA O PODER PÚBLICO E EMPRESAS QUE SE INSTALARÃO NA REGIÃO.

SOLICITEI AINDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR, DEVIDO A PRESENÇA DA FIBRIA CELULOSE S.A, CANEXUS, EVONIK DEGUSSA E COM A IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA DE FERTILIZANTES EM LINHARES QUE NO PROCESSO PRODUZIRÁ AMÔNIA E TRANSFORMARÁ EM UREIA, O QUE PODE OCORRER VAZAMENTO DE AMÔNIA E SÉRIAS CONSEQUÊNCIA A SAÚDE DOS MORADORES PRÓXIMO A INDÚTRIA. JÚLIO CEZAR.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog