quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

do prefeito Marcelo Coelho, do governador Renato Casagrande, dos ex-governadores Paulo Hartung e Arthur Gerhardt, do presidente da indústria, Marcelo Castelli, deputados, secretários estaduais, secretários municipais, vereadores e demais autoridades

27/02/2013

A Fibria realizou ontem (26/02), a cerimônia de batismo do navio STX Brassiana que atracou pela primeira vez no Portocel, em Barra do Riacho. Esse é o segundo navio contratado pela empresa para realizar o transporte de celulose. O projeto é montar uma frota própria até 2014, composta por 20 navios, o que vai consolidar no município de Aracruz uma nova base logística no Espírito Santo.

Até o final do ano, a Fibria terá oito navios, todos com capacidade de transportar 54 mil toneladas, especialmente de celulose, podendo transportar também outras cargas como café, rochas ornamentais, produtos de madeiras e fertilizantes, o que possibilita a Portocel se tornar um porto de cargas gerais. Essa nova frota, resultado de uma parceria firmada com a empresa sul-coreana STX Pan Ocean, vai garantir a segurança da carga movimentada, terá um modelo de logística mais sustentável, com redução de custos e consumo de combustível.

Para o prefeito Marcelo Coelho, investimentos como este são bons indicadores de que podemos sonhar com esta nova cidade. “O investimento da Fibria em uma frota dedicada contribui para o aprimoramento do setor de logística, abrindo novas oportunidades para o setor de transporte marítimo e para as atividades que ele agrega, como armazenagem, transporte terrestre e outras”, disse.

O prefeito disse ainda que crescimento não significa, necessariamente, desenvolvimento. Sem dúvida que precisamos crescer, mas é fundamental organizarmos as bases deste crescimento. “O desenvolvimento social não é um subproduto do desenvolvimento econômico. Para desenvolvermos em todas as áreas é necessário trabalho duro e criativo; gestão pública competente pautada na ética e com forte senso de justiça; bem como articulação de parcerias que reúna e viabilize as vontades comuns”.

Já o governador Renato Casagrande destacou em seu discurso que o projeto traz consigo a capacidade de realização de outros negócios. “Queremos transformar o porto em um terminal de cargas gerais, para ser a nova base logística do estado”.

Casagrande também destaca que, ao mesmo tempo em que o Estado vive um gargalo portuário, existe em Aracruz a possibilidade de uma nova plataforma logística, com aeroporto, ferrovia, rodovias e novos projetos de estradas que o Governo vai implantar. "Já conversamos, Marcelo e eu, que em breve vamos recuperar a ligação de Barra do Riacho à BR 101, além da litorânea ES-010 e a ligação a Regência, fortalecendo os modais para que o desenvolvimento seja organizado e para que possa beneficiar os municípios do entorno com geração de oportunidades e rendas", lembra.

Ainda durante a cerimônia de batismo foram homenageadas pela direção da empresa as primeiras-damas Virgínia Casagrande e Jeesala Coelho.

O STX Brassiana tem capacidade para transportar 54 mil toneladas de carga, em 8 porões quadrados e 4 guindastes com capacidade para içar 45 toneladas de uma só vez.”

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo - vcamargo@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/3342/

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog