quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Governo pede extensão de ferrovia para Aracruz e Linhares

01/02/2013 às 07:06

Regência, em Linhares, e Barra do Riacho, em Aracruz, poderão ser incluídas no traçado da futura ferrovia federal ligando Vitória ao Rio de Janeiro. O pedido de extensão foi feito pelo vice-governador Givaldo Vieira, em Brasília, ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

O projeto da futura ferrovia encontra-se na fase de estudos ambientais e opções de traçados tanto no trecho de Vitória ao Rio de Janeiro, quanto de Mato Grosso até Campos (RJ), onde as ferrovias se encontram. A expectativa é que em março sejam iniciadas as audiências públicas para apresentação dos estudos e que o edital para concessão seja lançado em maio, para assinatura dos contratos em junho.

O traçado expandido aproveitaria o ramal da Vale, que atende ao Portocel, em Aracruz, que não possui bitola larga, como a da nova ferrovia, o que pode encarecer o projeto, com a implantação de malha mista. Além de derivados do petróleo, papel e celulose, produzidos em Linhares e Aracruz, a nova ferrovia servirá para o transporte de minério, produtos agrícolas (grãos principalmente), rochas ornamentais e cargas em contêineres.

O governo estadual sugeriu ainda que fossem incluídos no projeto a implantação de bifurcação da ferrovia para o Espírito Santo antes da linha chegar em Campos; acessos aos portos e terminais capixabas (não só os que já estão implantados, mas também os nove portos autorizados pela presidente Dilma); implantação de malha mista no Espírito Santo, com o objetivo de integrar a malha existente, uma vez que o Estado não possui linhas férreas com bitola larga, modalidade prevista para a nova ferrovia.

A comitiva capixaba deixou a reunião muito confiante e aguarda um novo encontro da EBL com os integrantes do Proedes e equipes de Governo. O governador Renato Casagrande fará uma manifestação do governo com os pleitos apresentados, para encaminhamento à presidente Dilma.

http://www.folhalitoral.com.br/site/index.php?p=noticias_ver&id=4255

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog