quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MORADORES QUE OCUPAM ÁREA EM BARRA DO RIACHO, PROTESTAM E INTERDITAM RODOVIA ES-010

Hoje 10/11/2010, devido a sentença judicial, policiais de Batalhão de Missões Especiais (BME) fizeram reconhecimento foi  na área ocupadas por moradores de Barra do Riacho, onde será construído 200 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida em uma área de 52.000 m², conforme Edital da prefeitura em andamento:http://www.pma.es.gov.br/informacoes-uteis/licitacoes/3164/

Interessante é que o fim do ano passado os moradores ocuparam esta área com objetivo de pressionar a prefeitura a construir casas populares no local. O que resultou na Lei de doação da área ao FAR - Fundo de Arrendamento Residência, gerenciado pela Caixa Economica Federal. Participaram para concretizar a doação a Associação de Moradores de Barra do Riacho - ACBR, Associação de Moradores dos Bairros São Pedro, Pindorama e Chic-Chic - AMBSPPC, ONG Amigos da Barra do Riacho- ADB, Associação de Pescadores de Barra do Riacho e Barra do Sahy -APEBR, Suport e moradores.

Alguns moradores de Barra do Riacho, e que não estão ocupando o local, gostariam que fosse construído as 200 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, por entenderem que possuem renda familiar de menos de 03 salários mínimos. 

Alguns moradores que ocupam o local gostaria que fossem doados lotes. Os moradores acampados tem medo de perderem as casas já construídas no local e terrenos cercados.

A ocupação da área começou após as eleições, depois que a prefeitura no dia 01/10/2010, cancelou os chamamentos públicos para obras de casas populares do programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida, que estava sendo aguardado pelos moradores. O motivo da suspensão do chamamento público pela prefeitura foi porque uma empresa questionou o Edital, alegando dúvidas. O Edital foi refeito e novamente publicado, e as empresas interessadas em construir as 200 casas, se apresentarão em 26 de novembro de 2010 na prefeitura. E após as empresas selecionadas terão 02 meses para apresentarem a proposta à Caixa Econômica Federal, e após selecionada a melhor proposta, a empresa vencedora terá 12 meses para entregar as casas na chave.

Devido a presença de policiais de Batalhão de Missões Especiais (BME)  e em protesto, os moradores que ocupam o  local fecharam a rodovia ES 010, pedindo a posse da terra.

Existe o temor é que haja conflito entre os moradores ocupantes do local e a polícia. Espero que prevaleça o bom senso!!!



2 comentários:

Unknown disse...

Julio Cesar é com muito descontentamento que nós moradores do bairro Nova Esperança vemos sua opinião sobre nosso bairro. E outra coisa ninguém aqui esta com medo de perder nada aqui não....ate pq se alguém aqui estivesse com medo não estaria cada dia mais investindo cada moeda do seu suado dinheiro aqui dentro. E aquele como vc disse que receber ate três salários mínimos, a casa é uma ilusão gostaria q fosse construída as 200 casas. Vc mais do que ninguém por ser funcionário da prefeitura de Aracruz sabe que os critério não são só estes cada família alem de receber três salários com renda fixa como vc sabe q a maioria dos moradores da barra que não tem onde morar e sem paradeiro já estão fora das 200 casas tem que ser casado. Mais umas vez Julio Cesar vc sabe q tem muitas pessoas que são pais e mães separados que tem seus filhos e não tem onde morar mais uma vezes este também estão fora das 200 casas, nome limpo pq a C.E.F não financia para quem tem nome sujo este também estarão fora das 200 casas, outro ponto é que o programa não garante moradia para os barrense o programa pode atender qualquer um do município e deixar muitos da Barra do Riacho de fora. Informações de dentro da prefeitura, afirmam que não tem empresas interessadas nas casas pois o lucro é pequeno e cada casa tem que ter seu valor final de 35.000 mil reais para ter lucro a empresa deveria construir 2.000 casas para obter lucros ou seja as casas nunca vai sair do papel. Então pq vc não para com este papinho furado de projeto minha casa minha vida, este projeto não é para os sofridos trabalhadores da nossa querida barra do riacho..... Te deixo uma Pergunta Julio Cesar vc esta com medo de q?? Pois quem parece esta com muito medo é vc. Deixa de ser covarde e vem aqui brigar pelo povo pois é muito fácil fala das coisas quando a gente tem aonde morar. E cada cidadão que esta aqui dentro não tem.

Júlio Cezar disse...

Daniel você parece estar bastante desinformado você pode tirar suas dúvidas sobre o financiamento na Caixa Econômica Federal pelo telefone 08007260101, Programa minha casa, minha vida da Caixa Econônica , adianto que a pessoa pode ter nome sujo e conseguir financiamento, você pode conferir ligando.
Para saber sobre os critérios de seleção para conseguir a casa ligue para a prefeitura 32567500 (Cristiane).
Outra coisa que você não sabe, desde 2003 venho lutando por estas terras para o crescimento habitacional de Barra do Riacho. Você pode conferir lendo as matérias deste blog sobre casa.

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog