sábado, 12 de março de 2011

Imetame apresenta projeto de terminal portuário em Aracruz, E COMO FICARÁ A PRAIA DOS HOSPEDES

11/03/2011 às 08:36
   A Imetame Logística apresentou em consulta pública no auditório do SESC de Aracruz, o projeto do Terminal Industrial que pretende construir na Praia dos Hóspedes, em Barra do Riacho, numa área de 354 mil metros quadrados. O investimento é de R$ 260 milhões.
 O diretor-presidente do grupo, Étore Selvatici Cavallieri, detalhou o projeto e informou a geração de cerca de 1,2 mil empregos na fase de construção e montagem, podendo chegar a 2,3 mil na fase de operação industrial. A previsão de inauguração é no segundo semestre de 2012, de acordo com a liberação das licenças ambientais.
   Cerca de mil pessoas participaram da consulta pública realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que apresentou os estudos sobre a região que a Imetame pretende fazer, a fim de avaliar os possíveis impactos do empreendimento.

   Constituindo-se de um terminal portuário de multiuso, o projeto prevê a fabricação de equipamentos para uso na indústria marítima e na cadeia de petróleo e gás, como módulos de plataformas. Os questionamentos e indicações das pessoas presentes sobre os estudos ambientais são necessários para a elaboração do Termo de Referência (TR), documento que irá nortear a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

A Imetame já trabalha neste segmento em Macaé (RJ), onde emprega cerca de 1,8 mil pessoas. O empresário Étore Cavallieri, explicou sobre o bom trabalho social que desenvolve com as crianças e forneceu outras informações sobre a sua empresa e as realizações sociais realizadas em todo o município.

   Um dos presentes, Júlio Cezar Florentino Perini, presidente da Associação de Moradores dos Bairros São Pedro, Pindorama e Chic-Chic (AMBSPPC), em Barra do Riacho, falou sobre a falta de infraestrutura local para receber o empreendimento, demonstrando preocupação com a pouca oferta de vagas disponibilizadas pela Imetame na região, mas elogiou o trabalho da Imetame, que distribui mochilas com kit escolar para as crianças, além de móveis e cobertores em Barra do Riacho.

Étore Cavallieri se mostrou sensível às colocações e disse que os trabalhadores próximo ao futuro empreendimento serão beneficiados. 

Um morador de Vila do Riacho falou sobre a dificuldade de conseguir um emprego na Imetame. Outro, da Aldeia Pau-Brasil, disse que o local onde o Terminal será construído é área de pesca. Disse não ser contra o empreendimento porque gerará emprego, mas que tem que ser usado o recurso de compensação ambiental na orla, nas aldeias e em Barra do Riacho, e não levar para Aracruz. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Walber Campores, falou sobre a falta de infraestrutura na orla e a dificuldade que o prefeitura tem de resolver o problema rapidamente.


COM A CHEGADA DO ESTALEIRO JURONG ARACRUZ, ESTALEIRO DA IMETATAME E A ENGEVIX (FABRICA CASCOS DOS NAVIOS-PLATAFORMA)  EM BREVE A PRAIA DOS HOSPEDES VAI DESAPARECER, PELO MENOS PARA OS MORADORES QUE TOMAM BANHO OU PESCAM NESTE PARAÍSO!!


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog