domingo, 27 de março de 2011

Reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento do Licenciamento Ambiental do Estaleiro Jurong Aracruz – COPALA-EJA – realizada no dia 28/02/11 em Praia Formosa, Aracruz - ES

 (Transcrição) VEJA ALGUMAS DAS FALAS PRINCIPAIS:

O SR. JAURANT SPINELLI (JURONG) – Apresentou dois novos gerentes que foram contratados pela Jurong. O senhor Vitullo, José Eduardo Vitullo, que vai ser o gerente de construção naval do estaleiro. É o gerente geral do estaleiro e isso é um bom sinal para mostrar que o estaleiro tem realmente tudo para começar. Então, o senhor gerente geral. Apresentar também o Sr. Armando Fonseca que é o nosso gerente de sustentabilidade da área socioeconômica e que vai começar atuar na região abrangendo essa parte de socioeconomia, dando um apoio grande aqui na região pra nós. E gostaria de chamar também a nossa advogada, Dra. Luciana que vai fazer um breve panorama dessa questão da licitação da Petrobras pra mostrar como é que esta esse andamento. Ela tem mais informações do que eu e ela vai passar isso pra vocês, ok?

A SRª. LUCIANA SANDRI – Boa noite a todos. Alguns daqui eu já conheço. Integrava a equipe jurídica que tomou conta da Jurong desde o inicio e agora integro a nova equipe do Estaleiro junto com Armando e com Vitullo. Bom, vou ser muito breve com relação à licitação, o Estaleiro Atlântico Sul de Pernambuco ficou em primeiro lugar e ta em vias de assinar um contrato com a Petrobras pra contratação de sete sondas. A Petrobras criou a empresa Sete do Brasil que vai negociar diretamente com o mercado a construção de outras vinte e uma sondas, então a Jurong está nesse processo de negociação dentro dessas vinte e uma sondas que ainda serão contratadas e se vocês me perguntarem o prazo, a gente acredita que em maio já devemos ter um contrato com essa empresa. Essas são as novidades com relação à licitação. Ok?

O SR. JULIO CESAR PERINI – Julio da AMBSPPC, Barra do Riacho. A minha proposta é em relação ao TAC que foi assinado o termo sócio ambiental. A infraestrutura tem que ser vista o mais rápido possível, porque a gente já ta sofrendo os impactos dos empreendimentos que estão acontecendo e muitos já estão vindo pro município em função até do estaleiro Jurong. Então eu gostaria que fosse a primeira a ser analisada porque eu acho uma das principais.

O SR. HEBERT BROEDEL – Obrigado Julio. Só lembrando: a condicionante especifica do Termo de Compromisso Sócio Ambiental, o TCSA, é uma daquelas que acompanham o bloco de socioeconomia, então dentro das propostas que eu fiz aqui o que a gente pode fazer, se for entendida e aprovada a idéia da gente trabalhar em blocos é que esse fosse o primeiro bloco, então as condicionantes seriam discutidas logo no primeiro, na próxima reunião digamos assim né. Mais está ai a proposta do Julio. Alguém mais tem alguma proposta? Dentre essas?

Quem é favorável a essa proposta, por favor, levante o cartão. A quarta na verdade é o adiantamento de alguns dos temas seja o TCSA. Isso é a pratica da terceira. Catorze votos.

O SR. JULIO CESAR PERINI – Gostaria que esse primeiro tema fosse convidado o secretário de Infraestrutura, por que tem assunto relacionado a ele, o secretário de obras, o SAAE, o diretor do SAAE e o secretário de planejamento.
O SR. HEBERT BROEDEL (IEMA) – Julio, do Município, do Estado?
O SR. JULIO CESAR PERINI – Do Município, e do Estado o secretário de Educação, a questão de escolas ta gente.
O SR. HEBERT BROEDEL – Está registrado aqui, a coordenação da Comissão vai encaminhar solicitação de participação.
O SR. JULIO CESAR PERINI – E saúde do Estado também que é a questão do pronto atendimento 24 horas.
O SR. HEBERT BROEDEL – Julio, você pode repetir o último que você falou, por favor?
O SR. JULIO CESAR PERINI – É corrigir, o secretário de saúde do estado e do município.

O SR. JUCELINO DOS SANTOS – Jucelino do SINE Aracruz, eu acredito que deveria então convidar a todos os candidatos das propostas que nos encaminhamos para todas as secretarias do Estado, porque já que o município já encaminhou uma série de propostas para todas as secretarias do Estado que convidasse a todos então, Segurança, Saúde, Educação, acho que todos, baseado naquelas propostas que nós encaminhamos.

O SR. HEBERT BROEDEL – Certo, está registrado então, vamos fazer o convite então, eu acredito que o senhor esteja colocando em cima do Termo de Compromisso Socioambiental que foi feito, as propostas que acontecem lá, perfeito, já que a gente vai entrar na discussão do Termo a gente faz o convite, a coordenação faz o convite. Mais alguma sugestão para a próxima reunião? Senhores, então já que a gente definiu essa dinâmica nova e não há sugestão de proposta para a próxima reunião nós vamos então encerrar a reunião.

O SR. JULIO CESAR PERINI – No meu caso, que não tenho veículo, não tenho carro, só tenho uma bicicleta, sou ecologicamente.correto, gostaria de solicitar ou transporte ou fazer a reunião na barra do Riacho ou Barra do Shay, mais próximo do empreendimento, por que para vir aqui hoje, agora mesmo eu vou ter que saltar em Coqueiral, se alguém estiver indo pro lado da Barra do Riacho, ou fábrica, eu e meu colega estamos precisando de uma carona aqui, então gostaria de fazer essa colocação que assim como o TABR da Petrobras fornece transporte pra gente eu acho que seria interessante até para valorizar a comunidade local, que não tem ninguém aqui da Barra do Shay não tem ninguém aqui da Vila, eu sou o único representante da comunidade da Barra do Riacho, tem os pescadores lógico, que estão na luta também.

O SR. HEBERT BROEDEL – Cadê o Julio? Julio, a gente vai conversar aqui com a empresa, de forma que a logística ela consiga abranger a participação de todos, ou seja, a disposição de transporte, ou seja, a um local mais adequado de forma que todos possam participar da comissão.


Reunião extraordinária da COPALA - Estaleiro Jurong Aracruz, que acontecerá no dia 29 de março de 2011 (terça-feira), às 19:00, na Pousada Vitória - Rodovia ES 010, Km 5,5, nº470 - Barra do Sahy - Aracruz- ES, para discussão do tema "Condicionantes Socioeconômicas da Licença de Instalação nº 329/10"

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog