terça-feira, 1 de março de 2011

Diagnóstico e Reunião sobre a Saúde em Barra do Riacho com o Secretário Municipal de Saúde do Município Aracruz, Liderança e Moradores

No mês de fevereiro de 2011, MORADORES DE BARRA DORIACHO fizeram uma MANIFESTAÇÃO PEDINDO ATENDIMENTO 24h DA UNIDADE DE SAÚDE DE BARRA DO RIACHO – USBR, e em prol da melhoria do atendimento. Foi solicitado uma reunião com o Secretário de Saúde do Município de Aracruz.

ATA DA REUNIÃO OCORRIDA Hoje, 01/03/2011, ás 16:30h, ocorreu na USBR a REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE E EQUIPE COM LIDERANÇAS DA COMUNIDADE E MORADORES.
EU, JULIO CEZAR – AMBSPPC -, APRESENTEI COMO FUNCIONA A MARCAÇÃO DE CONSULTAS NA UNIDADE DE SAÚDE DE BARRA DO RIACHO – USBR EM FUNÇÃO DA DEMANDA
ESPECIALIDADES
Nº VAGAS DISPONÍVEL NO MÊS P/ MACAÇÃO CONSULTA
DEMANDA ATUAL ACUMULADA SEM ATENDIMENTO
PREVISÃO DE MARCAÇÃO NO AMA DE ARACRUZ
FALTA DOS USUÁRIOS A CONSULTAS por bimestre
Cardiologista
32
08
1º mês
12
Otorrino
12
55
5º mês
05
Pequena Cirurgia
04
02
1º mês
03
Urologia(médico suspenso)
00
09
indefinido
01
Cirurgião Geral
08
03
1º mês
00
Ortopedista
16
138
9º mês
05
Dermatologista
16
03
1º mês
?
Endocrinologista
12
84
7º mês
05
Neurologista
16
35
3º mês
03
Gastro
08
05
1º mês
13
Oftalmologista
32
141
5º mês
02
Angiologista
02
26
13º mês
02
TOTAL
158 VAGAS
509 + 98= 607 pessoas

20% = 98 pessoas(Até acabar a demanda acumulada)
1º O usuário passa pela triagem (enfermeira), após se necessário é atendido pelo médico do PSF (clinico geral) que o encaminha quando necessário a um médico especializado;

2º O usuário de posse do encaminhamento a um médico especializado, solicita ao funcionário da USBR - Unidade de Saúde de Barra do Riacho, o agendamento da consulta, no livro de paciente que aguardam vaga de atendimento (acumulado);
3º Quando chega a vez do usuário  é feito o encaminhamento semanal ao AMA (Agendamento Médico de Aracruz);
4ª O AMA, marca o dia, mês e local da consulta, e avisa a USBR para informar o usuário o dia da consulta;
5º O médico solicita os exames, quando necessário;
6° O usuário retorna ao médico com os exames, as vezes, pois depende do médico querer atendê-lo com retorno, e ou, o usuário vai até a USBR e recomeça tudo de novo.
Conclusão: Este diagnóstico foi feito nesta semana com apoio dos funcionário da USBR. O usuário fica um tempo esperando, se for um caso urgente acaba fazendo particular, porque o número de vagas é insuficiente para atender a demanda. Muitos usuários sequer têm dinheiro para pagarem a passagem de ônibus caríssima: R$ 4,30 (Aracruz X Barra do Riacho – 26 km, toda asfaltada) perdem a consulta e vão novamente para a fila de espera de atendimento...
JULIO CEZAR - AMBSPPC -, falei da ajuda do Sr. Antônio, que estivemos na USBR para fazer o estudo apresentado, e obtivemos apoio dos funcionários. Diante do exposto solicitei um mutirão com a participação de vários médicos especialista, para acabar com a fila de espera por vagas de médicos. Solicitei aumentar a quantidade de vagas semanais para marcação de consulta no AMA. Solicitei também aumentar a quantidade de especialistas atendendo em Barra do Riacho na USBR. Solicitei utilizar os equipamentos doados pela Carioca Engenharia. Falei que o ultra som ( máquina de limpeza dos dentes) está quebrado.Falei sobre pico e falta de energia na USBR. Falei que muitos lotes foram limpos, mas existe ainda outros conforme denúncias.
EVILÁSIO - Secretário de Saúde -, disse que faria um estudo para aumentar o número de vagas da USBR para agendamento de consultas no AMA, e acelerar o atendimento dos casos urgente. Quanto ao mutirão achou inviável, pela dificuldade de contratar médicos.
VADINEI TAVARES – ONG ADB – Solicitou atendimento 24h, promessa de políticos eleitos, solicitou 02 ambulâncias, remuneração justa e insalubridade para todos agente de saúde. E que a USBR 24h foi prevista para ser entregue em 2006.
HERVAL CIDADÃO – SUPORT -, falou sobre a presença de trabalhadores da Mendes Junior sendo atendido no hospital de Aracruz, aumentando a demanda de atendimento. A sociedade tem escassez de atendimento médico, mas nós somos patões. Reclamou da falta de maquinário da AMBITEC para fazer a limpeza, após o mutirão da dengue. Sobre o buraco  escavada pela prefeitura próxima ao Campo do Vila Nova que é um local muito poluído, e com muito mosquito.
Nós declaramos estarmos preocupados com a DENGUE, a limpeza pública, já que a quantidade de funcionários da AMBITEC não atendem a demanda. Apoiamos todas as idéias apresentadas, em especial quanto ao atendimento da unidade de saúde, posto médico, ser de 24h.
EVILÁSIO - Secretário de Saúde -, DISSE QUE FARIA UM ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE ATENDIMENTO 24 HORAS, AOS FINS DE SEMANA NA USBR – UNIDADE DE SAÚDE DE BARRA DO RIACHO, PARA O MÊS DE ABRIL, disse ainda que a cobrança é geral, inclusive dos vereadores de Barra do Riacho, que cobram constantemente. Disse que está sempre disponível para fazer reuniões de interesse da comunidade em Barra do Riacho ou Aracruz.
VICENTE – Gerente do Setor de Zoonozes – disse que convidaria o WALBER, Secretário de Meio Ambiente para visitar o local.
NÃO FOI COMO QUERIAMOS, MAS SEM DÚVIDA É UM AVANÇO!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog