sábado, 19 de novembro de 2011

HABITAÇÃO X CRESCIMENTO ECONÔMICO DA NUTRIPETRO

http://www.folhalitoral.com.br/paginas/popup_edicao.php?id=173


18/11/2011 às 09:09

Nutripetro apresenta projeto do Terminal Portuário
    No último dia 10, a empresa Nutripetro realizou a primeira reunião preparatória com lideranças comunitárias de Barra do Riacho, Vila do Riacho e Barra do Sahy, em Aracruz, para a apresentação do projeto do Terminal Portuário de Uso Múltiplo (TPUM). As reuniões prévias têm ampla divulgação com carro de som, convites e panfletos. A Nutripetro realizará uma reunião prévia em cada uma das comunidades, para facilitar o entendimento sobre o projeto e esclarecer as questões específicas de cada uma.

   Muitos questionamentos foram levantados e a equipe técnica responsável pelo Plano de Comunicação da Nutripetro e da PSG Brasil anotou todas as dúvidas e demandas das lideranças para serem respondidas nos próximos encontros. Este foi o início de uma série de reuniões que a Nutripetro irá realizar com os principais segmentos sociais do município. Ontem (17) a reunião foi com o segmento da pesca e ambientalistas.

   O TPUM foi desenvolvido de forma a otimizar o aproveitamento da área disponível, buscando o mínimo impacto ambiental. Para isto abrigará num amplo espaço uma retroárea, um terminal supply, um terminal portuário com ponte de acesso, quebra mar e píer; e compreenderá também as instalações de energia elétrica, sistema de distribuição de água e esgoto; e outros sistemas necessários para o perfeito funcionamento do empreendimento. A Nutripetro tem priorizado a contratação de mão de obra local tanto para a construção quanto para a operação do Terminal Portuário, e futuramente prevê ações de capacitação e qualificação dos trabalhadores da região em parceria com os governos estadual e municipal, além de empresas e instituições profissionalizantes.


   O Terminal vai prestar os mais variados serviços nas áreas de armazenamento e transporte de cargas. O projeto foi apresentado pela bióloga Lidiane Reis, coordenadora do Estudo Ambiental do Terminal Portuário, e pelo oceanógrafo Fernando Jaques, profissionais da equipe PSG Brasil, desenvolvido a partir dos parâmetros meteorológicos e oceanográficos exigidos pelo Ibama, através do EIA/RIMA e a partir do levantamento batimétrico realizado na área. A ponte de acesso foi definida levando-se em consideração o menor impacto ambiental, a menor distância ao atracadouro e a menor interferência com terceiros, tudo dentro da política da empresa de aliar crescimento e desenvolvimento econômico à sustentabilidade.

O projeto
O projeto conceitual do porto foi desenvolvido de forma a se otimizar o aproveitamento da área disponível com um mínimo de impacto ambiental, e contará com: retro-área, Terminal de Supply e Terminal Portuário com ponte de acesso, quebra-mar e píer (cinco berços). A ponte de acesso avançará dois quilômetros mar adentro.

A ação do quebra-mar e da ponte
O quebra-mar e a ponte de acesso reduzirão o volume das ondas em dois quilômetros ao longo do litoral, onde haverá menor capacidade de transporte de sedimentos, provocando, na parte central da faixa, o surgimento de pequenos bancos de areia. Isso reduzirá bastante o assoreamento na foz do rio Riacho. Não haverá prejuízos à prática de esportes aquáticos, exceto na zona de sombra do quebra-mar, mas que por ser área portuária, haverá restrição de acesso.

Mão de obra
Fase de instalação: cerca de 2,5 mil trabalhadores para as obras civis e preparação do terreno.
Fase de operação: a primeira fase de operação terá 377 trabalhadores diretos.

Impacto ambiental
Classificação: de intensidade e importância média.
Compensação: benefício direto aos pescadores por meio de parcerias na organização política e social, ações para melhorar a pesca e capacitação para a implantação da maricultura.

Problemas com o PDM
O Plano Diretor Municipal (PDM) determina que a área próxima ao rio Riacho, pertencente à Nutripetro, é caracterizada como Zona de Residência 2, destinada apenas à expansão urbana de Barra do Riacho, não sendo possível a construção, no local da ponte de acesso ao Terminal Portuário. Esta questão de zoneamento urbano, no entanto, está em discussão no Conselho do PDM, que solicitou ao prefeito Ademar Devens que promova uma audiência pública em Barra do Riacho, Barra do Sahy e Vila do Riacho, para que a comunidade a ser impactada decida o seu destino.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog