terça-feira, 22 de novembro de 2011

BAHIA TAMBÉM QUER UM ESTALEIRO DE CINGAPURA, ONDE FICA A SEDE DA JURONG

Victor Hugo

Leonel Ximenes
19/11/2011 - 17h51 - Atualizado em 19/11/2011 - 17h51
A Gazeta
Leonel Ximenez
lximenes@redegazeta.com.br
Atenção, capixabas! A Bahia quer estaleiros
É bom a gente botar as barbas de molho. Discretamente, ao melhor estilo mineiro, os baianos estão se mexendo para atrair grandes estaleiros para o seu Estado. No último dia 31, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, foi um dos palestrantes do Singapore Energy Week 2011, realizado em Cingapura, onde falou a respeito do crescimento do consumo mundial de petróleo.

A missão
Pois exatamente no mesmo período em que Gabrielli estava em Cingapura, o governador da Bahia, Jaques Wagner, voou para lá e visitou empresas que constroem estaleiros, com a intenção de trazer uma delas para a Bahia.

Olho-grande

E onde o Espírito Santo entra (ou não entra) nessa história? O que se comenta nos bastidores é que a intenção dos dois baianos (Gabrielli e Wagner) é levar o Estaleiro Jurong para a Bahia. A empresa já havia anunciado a construção de um estaleiro naval em Barra do Sahy, no litoral de Aracruz. A sede do Jurong Shipyards fica em Cingapura. Será que é mera coincidência?
ESTE ASSUNTO FOI COMENTADO ONTEM NA REUNIÃO COM A CLASSE PESQUEIRA QUE ACONTECEU ONTEM EM BARRA DO RIACHO, ONDE TIVERAM PRESENTE REPRESENTANTE DO CTA, IEMA, ESTALEIRO JURONG ARACRUZ, CERCA DE 50 PESCADORES, ASPEBR, COLÔNIA Z-7, FEDERAÇÃO DOS PESCADORES ETC.
LIGUEI HOJE PARA O ESCRITÓRIO DO ESTALEIRO JURONG ARACRUZ E FUI INFORMADO DA REPORTAGEM DO JORNAL AGAZETA, ACIMA, REALMENTE A CONVERSA EXISTIU, MAS OFICIALMENTE CONTINUA A OBRA, AFINAL ESTÁ SENDO RETIRADO A MADEIRA ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O ESTALEIRO.
EU, JUILIO CEZAR, PRESIDENTE DA AMBSPPC, PARTICULARMENTE, NÃO ACREDITO QUE A O EMPREENDIMENTO DO ESTALEIRO JURONG VÁ PARA A BAHIA, POIS UM LICENCIAMENTO AMBIENTAL DEMORA ANOS, E ACREDITO QUE A JURONG PERDERIA MUITO COM ISTO, JÁ QUE POSSUI AS LICENÇAS AMBIENTAIS PARA FAZER A OBRA, E CADA VEZ MAIS, EXISTE UM PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog