terça-feira, 29 de maio de 2012

AS INFORMAÇÕES VERDADEIRAS SOBRE AS CASAS POPULARES EM BARRA DO RIACHO

foto: Joice Mirandafoto: Naiane
Não restou duvidas aquém esteve presente, na reunião deste dia 28 de Maio de 2012, realizada na Unidade de Saúde de Barra de Riacho de quem realmente lutou e luta pela moradia em Barra do Riacho. A reunião contou com a presença da representante da Secretária de Habitação Cristiane e João Paulo representante jurídico e presidente ( CPL ) Comissão Permanente de Licitação, Valdinei Tavares como convidado da Secretária de Habitação Ilza Fernandes que não pode esta presente na reunião e  com demais integrantes do (MTL) Movimento Terra Trabalho Liberdade Gustavo Debiase, Thalison Atavolmeida, Winston Spanhol e Eric Rodrigues  . A reunião  contou ainda com a presença da Diretoria da ONG DA BARRA DO RIACHO e mais de 300 participante do Nova Esperança e comunidade barrense. Valdinei Tavares discursou e fez um breve relato do histórico da luta habitacional em Barra do Riacho desde 1999 e os dois anos e três meses que convive dia-dia com os desalojados do Nova Esperança e dos seus 15 anos de serviços prestados em nossa comunidade e relatou como as negociações avançaram até esta vitória e como foi difícil conquistar mais esta vitória, disse ainda que, a participação da ONG foi fundamental nessa reta final junto aos poderes judicias, politico e empresarial, a influência e habilidade da instituição no pedido de desistência da empresa estrutural foi reconhecida até mesmo pelos representantes da prefeitura em plena reunião  reconhecendo o empenho de perseverança da ONG. Após toda explanação os representante da prefeitura explicou detalhadamente todo o processo do início do chamamento público até o presente momento e que agora é só esperar o encerramento do processo pelo Juiz responsável do caso, segundo o representante jurídico da prefeitura com a desistência da estrutural no processo as coisas ficaram normalizadas como sempre deveria ter sido e que nos próximos dias a ordem de serviço deve ser assinada com a Construtora Arpa Ltda. A ONG AMIGOS DA BARRA DO RIACHO, se coloca a inteira disposição para qualquer esclarecimento referente à matéria.

QUARTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2012



"Ffinalmente nos próximos dias o desfeixo judicial referente as construções das casas populares pode chegar no seu final, esta semana conversamos com a empresa Estrutural, e sensibilizamos a diretoria do grupo, em um encontro bastante emocionante  a onde foi feito todo relato e recordações da Barbaria de Aracruz vivida no dia 18 de Maio de 2011, um ano após tal tragédia, nada se mudou pra melhor nas vidas de quase 2000 mil pessoas a não ser para pior. Neste encontro foi acordado que a Ong  formaliza-se um pedido oficial ao Srº  Braulinio Gomes Brasiliano Gomes da Silveira, que por sua vez já sensibilizado com a responsabilidade social e dever, já se posiciona em desistir do seu direito de continuar na luta por construir as casas populares, por não aguentar mais, tanto sofrimento de dezenas de famílias contando com a própria sorte. A pedido da ONG AMIGOS DA BARRA DO RIACHO, a empresa deverá finalizar o processo na justiça nas próximas horas, segundo o Drº Murilo Heringer Silveira, "isso só não foi feito hoje devido o recesso no judiciário, em  virtude da data que se comemora o dia  solo espírito-santense, agora é só esperar e correr pro abraço".
Nesta terça-feira, Joice Lopes Miranda protocolou na seda da Estrutural  Construtora e Incorporadora Ltda.
o pedido que pode resolver de vez a situação dos desalojados do Nova Esperança em Barra do Riacho.



FONTE: http://ongadb.blogspot.com.br/2012/05/em-fim-esta-proximo-as-construcoes-das.html
image
http://ongadb.blogspot.com.br/2012/05/justica-promete-celeridade-no-processo.html
QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2012

Moradores de Barra do Riacho vão às ruas de Vitória pedir a construção de casas
17/05/2012

Lívia Francez
Os moradores desalojados do loteamento Nova Esperança, localizado no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz (norte do Estado), realizaram um protesto em Vitória, nesta quinta-feira (17), para lembrar que nesta sexta-feira (18) faz um ano da desocupação truculenta na comunidade, que foi arrasada pelo Batalhão de Missões Especiais (BME). Os moradores ainda passaram meses “morando” na quadra de esportes do distrito até que a prefeitura formalizasse os contratos de aluguel social das famílias desalojadas.
A manifestação teve início no Palácio Anchieta, no Centro da Capital. Depois os moradores se dirigiram em passeata ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
Os manifestantes trouxeram para Vitória dois caixões, simbolizando a morte de dois moradores de Nova Esperança que perderam suas vidas em decorrência da ação violenta da polícia. A cozinheira Santa Peçanha sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) depois de passar mal ao ver sua casa sendo destruída, foi hospitalizada e morreu no dia 19 de maio de 2011, um dia após a desocupação. Já o aposentado Sebastião Moura, de 68 anos, morreu no dia 19 de junho de ano passado em decorrência de uma pneumonia provocada pela intensa friagem que castigava a quadra de esportes em que ele estava abrigado com as outras famílias que não tinham para onde ir depois da desocupação.
Depois da ação truculenta, as famílias foram cadastradas para o recebimento do aluguel social e posterior recebimento das casas que deveriam estar sendo construídas pela prefeitura com verba do governo federal no terreno onde estava erguido o loteamento Nova Esperança. As obras, no entanto, nem foram iniciadas por conta de uma disputa judicial entre a empresa vencedora do processo de licitação, a Construtora Arpa e Serviços Ltda. e a Estrutural Construtora e Incorporadora, que perdeu o certame.
Enquanto as construtoras interpõem recursos, a Arpa pela permanência à frente das obras e a Estrutural questionando ao resultado da licitação, as famílias permanecem sem prazo para o recebimento das casas. No terreno em que estava erguido o loteamento Nova Esperança vão ser construídas 450 casas para serem entregues às famílias desalojadas e a outras que estejam cadastradas no programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida.
Essa é a segunda vez que, vamos a vitória pedir o apoio Feu Rosa, em favor dos desalojado e desta vez o Presidente daquela casa prometeu total apoio a nossa luta.
FONTE:http://ongadb.blogspot.com.br/2012/05/moradores-de-barra-do-riacho-vao-as.html

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog