Solicitei ao Secretário Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo, ao Secretária de Educação de Aracruz e ao Ministério Público Estadual por meio de ofícios providências:
Solicito a construção, e ou, reforma, urgente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caboclo Bernardo, pois a mesma esta em péssimas condições, o auditório (fica no 2º pavimento) e o castelo d’agua (caixa d’agua) estão em risco de desabar e devem ser interditados, conforme Certidão de Vistoria de Levantamento de Risco do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenação Estadual de Defesa Civil. Além disto, a escola apresenta inúmeros problemas.
A escola possui apenas um auditório, e que está em risco de desabar, pois o telhado esta cedendo, a parede esta inclinada 5 cm para fora, apresenta rachadora na lateral e próxima ao rodapé, enfim, com risco de cair a qualquer momento;
Este auditório esta no segundo pavimento e caso venha abaixo o desastre será enorme, poderá destruir a biblioteca e a sala da diretoria, além de poder causar danos na igreja ao lado;
O auditório e os banheiros, ao lado, estão interditados, causando prejuízo aos alunos que tem que usar os banheiros que ficam a mais de 10m distantes da cobertura, ou seja, quando chove os alunos para ir ao banheiro se molham e causam muita reclamação.
Nesta segunda-feira e terça-feira não teve aula, pois a escola ficou alagada e há risco de desmoronamento das paredes.
Aparentemente a parede está caindo por falta colunas de sustentação;
As escadas estão sem cobertura;
A quadra poliesportiva é pequena, não possui tamanho oficial, está sem cobertura, o piso está com buracos e crostas que podem provocar acidentes. E só é possível jogar queimada de tão precária;
Falta construir um refeitório, ampliar a biblioteca que atenda a demanda de alunos, IDEB é baixo, ano passado ficou vários meses sem professor e algumas disciplinas, problema na rede elétrica etc;
Solicito que seja construído uma nova escola em Barra do Riacho, para atender desde a cheche (CEMEI) até o ensino médio com curso técnico, como foi solicitado através dos Processos: 5681/2010 e 14232/2010.
Está muitas goteiras, inclusive na rede elétrica (lâmpadas), não existe árvores plantadas no entorno da escola e as criança esperam no sol para entrarem e na escola, não tem abrigo de ônibus, não possui mais sala de aula vagas, existe sala minúscula onde estudam em cada sala de 25 à 30 alunos, quando o ideal são 20 alunos, falta salas para desenvolverem projetos para reforço escolar, a biblioteca e refeitório são inadequados, as escadas está sem cobertura, falta um portão lateral, para evitar acidentes de trânsito com as crianças, falta materiais lúdicos, play graud, na hora do recreio as criança ficam sem brincar ou correm o risco de se machucarem no pequeno pátio, o risco de se machucarem por falta de local adequado para brincar, falta a construção da quadra poliesportiva prometida no Orçamento Participativo de 2006. Uma reforma não resolve o problema, mas algo tem que ser feito com urgência.
O diretor da escola é esforçado, mas é de responsabilidade desta secretaria municipal fazer um ambiente adequado para um melhor rendimento dos alunos, e resgate da auto-estima dos mesmos, evitando assim a alienação da pobreza e o abandono.
Com a chegada dos grandes empreendimentos: NUTRIPETRO, ESTALEIRO JURONG ARACRUZ, TERMOELÉTRICA, PORTO DA IMETAME etc, algo tem que ser feito para atender a demanda na área educacional, pois não está sendo feito sequer uma sala de aula em toda a Orla.
Segue em anexo cópia de documentos afins, Ofício COMDEC/006/2010, Relatório de Vistoria nº 04, Ofício 20/2011, Ofício n° 031/CEDEC/2011, Certidão de Vistoria de Levantamento de Risco nº 001/2011, Ofício 13/2011 e Abaixo Assinado sobre a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caboclo Bernardo.
Atenciosamente,
Júlio Cezar Florentino Perini
Presidente da AMBSPPC
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião aprimora este blog