sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Gil Furieri, sua filha e outras duas pessoas foram presas por fraude em Aracruz

16/12/2011

clique para ampliar




O ex-deputado estadual e vereador de Aracruz Gilberto Furieri (PMDB), 58 anos, a filha dele, Cintia Teixeira Furieri, 32, e mais duas pessoas foram presas, no início da manhã de ontem, durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MPES) por conta de uma suposta fraude em licitação, que estaria ocorrendo desde 2005.
O prejuízo apurado, segundo o delegado Leandro Barbosa Morais, chega a R$ 1 milhão. Além de pai e filha, a funcionária pública e presidente da Comissão Permanente de Licitação da Câmara, Renata Aquilino Tavares, e o empresário e sócio de Cíntia, Márcio Devens Barcelos, foram presos. Márcio é sobrinho do prefeito Ademar Devens (PMDB).
Contra cada um havia um mandado de prisão temporária expedido pelo juiz da Vara Criminal de Aracruz, Grécio Nogueira Gregio. Um terceiro sócio de Cíntia e Márcio, Gilmar Luiz Valosser, também teve a prisão decretada e não foi localizado.
O fundamento dos pedidos das prisões é um suposto esquema de fraude em licitação que beneficiaria a empresa de prestação de serviço de informática de propriedade de Cíntia, Márcio e Gilmar, a Speed-TI.
As investigações demonstraram que, desde 2005, a empresa vem ganhando as licitações para serviços de informática no Executivo e Legislativo do município, com valores elevados, se comparados com o serviço prestado.
"O valor atual do contrato da Speed-TI com a Câmara é de R$ 130 mil, o que é muito alto se a gente pensar no serviço prestado. A Casa legislativa não demanda um serviço com tanta despesa assim. Além disso, eles não mantinham um técnico 24 horas dentro da Câmara, conforme exigia o contrato", contou o delegado.
O vereador Gil Furieri foi afastado da Câmara, na quarta-feira, por conta desse mesmo caso. A instabilidade política em Aracruz já havia atingido por outras vezes a Câmara e a prefeitura. Devens chegou a ser afastado do cargo por dois períodos. Vereadores foram envolvidos.
Documentos foram apreendidos na Câmara de Aracruz
Um mandado de busca e apreensão também foi realizado no gabinete da Câmara de Aracruz. Documentos foram apreendidos e serão analisados pela Polícia Civil. O presidente da Câmara, Ronaldo Cuzzuol, acompanhou a ação, a pedido do delegado. Além dos cinco mandados de prisão, a polícia cumpriu nove mandados de busca e apreensão, entre eles na casa de Furieri, na sede da Speed-TI, e em sítios pertencentes aos investigados. A operação contou com 40 policiais. O coronel reformado da PM Samuel Nascimento vai assumir a vaga na Câmara.
Empresário ameaçou suicídio
Gil e Cíntia Furieri foram presos, no início da manhã, na residência da família. Primeiro, o delegado Leandro Morais, junto com quatro investigadores, realizou o cumprimento do mandado de busca e apreensão para a casa do vereador.
Depois da apreensão de dois computadores e documentos relacionados ao suposto esquema, pai e filha receberam voz de prisão e foram levados para o presídio. Cíntia foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória do município.
A imprensa esteve na casa dos Furieri na tarde de ontem, mas, ninguém atendeu aos chamados.
Já o empresário Márcio Devens foi preso na casa onde mora com a noiva. Ele chegou a ameaçar uma tentativa de suicídio na frente do delegado e dos policiais quando recebeu a voz de prisão. Depois, foi encaminhado para a delegacia, onde ficou muito agitado e, novamente, usando uma faca, ameaçou se matar colocando o objeto em seu próprio pescoço. "Ele deu muito trabalho pra gente porque ficou nervoso. Chegou a gritar que tinha acabado com a própria vida", contou o delegado.
O advogado de Márcio Devens e Renata Tavares, Ronaldo Santos Costa, preferiu não comentar as prisões por desconhecer as informações do processo.
Procuradoria tenta afastar Devens de novo
O Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Procuradoria Especial de Justiça, também ajuizou denúncia em face do prefeito de Aracruz, Ademar Devens (PMDB), também por envolvimento no esquema de fraude em procedimentos licitatórios que tinha a empresa Speed-TI como beneficiária.
Ademar Devens (PMDB), prefeito de Aracruz, durante reunião que concedeu a licença ambiental para a construção do estaleiro da Jurong, na Barra do Sahy - Editoria: Economia - Foto: Carlos Alberto Silva
O pedido de afastamento do prefeito foi protocolado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Foi requerida, entre outros pedidos, a concessão de medida cautelar para o afastamento provisório do prefeito.
De acordo com informações do delegado Leandro Morais, a contratação da empresa Speed-TI, na gestão de Devens, aconteceu quando a mulher de Gil Furieri, Marilza Furieri, era a secretária municipal de Educação. Atualmente, ela está afastada do cargo.
Delegado diz que há outras investigações
O delegado Leandro Barbosa Morais informou que outras investigações sobre supostos crimes cometidos por parlamentares e empresários do município estão em andamento.
"Há outras investigações em andamento envolvendo parte do grupo preso hoje e outras pessoas. Mas, sobre o esquema envolvendo a Speed-TI são só eles. Os outros inquéritos em curso são de igual ou maior gravidade", disse o delegado.
Segundo nota enviada pelo MPES, o pedido de prisão dos suspeitos no esquema foi para preservar a instrução de futura ação penal, diante da possibilidade da destruição dos documentos. As buscas e apreensões também foram necessárias para a colheita de diversos documentos comprobatórios da prática dos ilícitos imputados aos requeridos.
O delegado informou que a prisão temporária dos suspeitos pode ser convertida em preventiva, se o MPES assim requerer ao Judiciário. Ele disse que os suspeitos foram denunciados por cometerem crimes de formação de quadrilha e fraude em licitação. Os envolvidos eram investigados há quase um ano.
Entenda o caso:
Desde 2005, empresa da filha de Furieri ganha as licitações na Câmara e prefeitura
O esquema
Licitação: Os presos são suspeitos de frustrar o caráter competitivo do procedimento licitatório com o intuito de obter vantagem decorrente da adjudicação do objeto de licitação em favor da pessoa jurídica Speed-TI - Consultoria, Desenvolvimento e Treinamento em Sistemas de Informática Ltda.
Vereador: Gil Furieri, aproveitando-se do cargo de presidente da Câmara de Aracruz, o qual exercia à época, praticou ações a fim de burlar a lei, beneficiando a empresa da filha dele.
Edital: Foram inseridos no edital, dolosamente, excesso de condicionantes para a qualificação técnica dos interessados, já com a intenção de beneficiar a empresa Speed-TI e seus sócios.
Vencer: Todo o procedimento, desde o início, foi montado para que os envolvidos presos pudessem ter condições de se habilitar e vencer a licitação. Segundo a apuração, a vitória no procedimento licitatório ocorreu em razão de verdadeiro favorecimento da sociedade empresarial.
Sócia: Também se comprovou que a empresa tem por sócia oculta Cintia Teixeira Furieri, que vem a ser filha do presidente da Câmara, quando realizada a licitação, Gil Furieri.
Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas
Imagem: ReproduçãoColunista: Ivan de Freitas
Fonte: G1-ES
http://www.capixabao.com/v3/noticia/9268/politica/gil-furieri-sua-filha-e-outras-duas-pessoas-foram-presas-por-fraude-em-aracruz/

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog