19/05/2011 - 15h52
Ana Rita lamenta conflitos em reintegração de posse em Aracruz (ES)
A senadora Ana Rita Esgario (PT-ES), em discurso nesta quinta-feira (19), lamentou os conflitos ocorridos durante a remoção de 300 famílias para cumprimento de uma ordem de reintegração de posse de terreno da prefeitura de Aracruz (ES), invadido há um ano e meio. Para a senadora, esses fatos só demonstram que o governo deve ter um olhar diferente para solucionar a questão da moradia, especialmente das populações mais vulneráveis.
- Para evitar situações como essa, temos que investir em políticas públicas na área habitacional. As cidades também precisam se preparar para atender as demandas e garantir o direito das pessoas de ter um local adequado para morar - disse.
A parlamentar fez um apelo para que os gestores municipais e estaduais capacitem suas equipes e, assim, viabilizem a participação em programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida.
ONTEM A NOITE CONVERSEI PESSOALMENTE COM A SENADORA ANA RITA (PT) SOBRE A SITUAÇÃO HABITACIONAL DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ E ELA ME DISSE QUE ESTAVA VINDO DE UM REUNIÃO COM O PREFEITO ONDE FOI CITADO A SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS SEM MORADIA QUE ESTÃO MORANDO NA QUADRA DE ESPORTE ARLINDO RIBEIRO EM BARRA DO RIACHO... CITOU A FALTA DE UMA LONA PARA SER COLOCADA NA LATERAL DA QUADRA PARA PROTEGER OS MORADORES DAS CHUVA..., ONDE VÁRIAS FAMÍLIAS DESALOJADAS ESTÃO DORMINDO...E OUVIU DO PREFEITO O QUE ESTAVA SENDO FEITO...
JULIO CEZAR, PRESIDENTE DA AMBSPPC (ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DOS BAIRROS SÃO PEDRO, PINDORAMA E CHIC- CHIC) E TESOUREIRO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES) FALOU PARA A SENADORA ANA RITA (PT) DA TRISTE SITUAÇÃO HABITACIONAL QUE SE ENCONTRA O MUNICÍPIO DE ARACRUZ, ONDE AINDA NÃO FOI SEQUER CONSTRUÍDO UMA CASA NO PROGRAMA MINHA, CASA MINHA VIDA PARA PESSOAS COM RENDA DE ZERO A TRÊS SALÁRIOS MÍNIMOS. E A UNICA ÁREA DOADA PELA PREFEITURA AO FAR (FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL) VINCULADO A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MINHA, CASA MINHA VIDA, É A ÁREA COM 52.0000m² EM BARRA DO RIACHO.
MORADORES DESABRIGADOS NA DESOCUPAÇÃO COMEÇANDO A SE INSTALAREM NA UNICA QUADRA POLIESPORTIVA DE BARRA DO RIACHO CONTAM COM APOIO COM DOAÇÃO DE ALIMENTOS PELOS MORADORES DA COMUNIDADE, IGREJAS E PREFEITURA QUE ESTÁ DOANDO MARMITEX.
O PREFEITO DE ARACRUZ DEVERIA DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA HABITACIONAL, DOAR MAIS ÁREAS PERTENCENTE A PREFEITURA, ZEIS( ZONA DE INTERESSE SOCIAL), PARA O FAR PARA EM TODO O MUNICÍPIO... FAZER DE IMEDIATO LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS HABITACIONAIS, NO PROGRAMA MINHA, CASA MINHA VIDA. E DOAR LOTES PARA AS PESSOAS CARENTES PODEREM CONSTRUIR SUAS CASAS.
CHEGA DE OFERTAS IMOBILIÁRIAS DE R$90.0000 EM UM LOTE NA SEDE, POR EXEMPLO, AS PESSOAS CARENTES NUNCA VÃO CONSEGUIR COMPRAR UM LOTE OU UMA CASA. É PRECISO QUE O PREFEITO ACOMPANHE DE PERTO A SITUAÇÃO E AMPLIE A OFERTA DE IMÓVEIS NO MUNICÍPIO PARA ACABAR COM A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!!!
GOSTARIA DE PARABENIZAR A SENADORA ANA RITA (PT), A COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NA PESSOA DA MARTA E DO VICE-PRESIDENTE ESTADUAL PERLY CIPRIANO, REPRESENTANTES DA OAB, O EX-DEPUTADO BAIOCO, O MARTINS E OUTROS COMPANHEIROS DO PT QUE ESTIVERAM NA QUADRA POLIESPORTIVA VENDO A REAL SITUAÇÃO DOS MORADORES DESABRIGADOS, SEM HABITAÇÃO...E EXIGINDO PROVIDÊNCIAS DO PODER PÚBLICO NA APURAÇÃO DOS FATOS E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS FRUTO DA POLÍTICA HABITACIONAL DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ E DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DESORDENADO!!!
NA QUINTA-FEIRA PASSADA CONVERSEI COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DAVI GOMES SOBRE AS PESSOAS DESALOJADAS QUE ESTAVA NA QUADRA POLIESPORTIVA, ELE ME DISSE, QUE ESTAVA INDO PARA LÁ LEVANDO LANCHES, QUATRO ASSISTENTES SOCIAIS PARA FAZEREM O CADASTRAMENTO DOS MESMOS. PERGUNTEI SOBRE O PROCESSO 8412/2010, REFERENTE A LICITAÇÃO PARA CONTRUÇÃO DAS 200 CASAS EM BARRA DO RIACHO, QUE ESTAVA PARADO NA PROCURADORIA DA PREFEITURA DESDE DEZEMBRO DE 2011, ELE ME RESPONDEU QUE ESTA LICITAÇÃO SERIA CANCELADA, E SERÁ FEITO UMA NOVA LICITAÇÃO ONDE SERÃO CONSTRUÍDO EM BARRA DO RIACHO 400 APARTAMENTOS EM PRÉDIOS COM QUATRO PAVIMENTOS, NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.
DISSE A ELE QUE A CONSTRUÇÃO DE APARTAMENTOS POPULARES EM BARRA DO RIACHO FOI SOLICITADO AO PREFEITO ATRAVÉS DO OFÍCIO Nº 08/2009 E PROCESSO 10617/2009, EM 21/08/2009, DE PREFERÊNCIA A CONSTRUÇÃO DE APARTAMENTOS E CASAS POPULARES. E A SUA DECISÃO DE CONSTRUIR APARTAMENTOS É ACERTADA, POIS A BARRA DO RIACHO ESTÁ CERCADA POR EMPRESAS E JÁ NÃO DISPÕE MAIS DE ÁREA PARA EXPANSÃO HABITACIONAL.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião aprimora este blog