quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jurong leva15 estudantes do Ifes para Singapura

22/06/2012 às 08:11

O Estaleiro Jurong Aracruz e o Instituto Federal de Educação (Ifes) selecionarão em julho os primeiros 15 alunos do curso de Metalmecânica que irão a Singapura, na Ásia - sede da Jurong - estudar no Ngee Ann Polytechnic, referência mundial em formação de mão de obra para a indústria naval. Eles serão escolhidos após um intensivo curso de inglês técnico em Vitória, por professores da própria Ngee Ann.

   Os 15 alunos serão os de melhor desempenho entre os 45 pré-selecionados nos Ifes de Vitória, Aracruz e São Mateus. Com a turma, viajarão mais três professores da instituição, que farão especialização em metalmecânica. Além de se especializarem em tecnologia offshore, eles atuarão como facilitadores. O grupo chega a Singapura no primeiro trimestre de 2013 e só volta no fim do ano - o curso tem nove meses de duração.

   Quando retornarem ao Espírito Santo, os alunos terão emprego garantido no Estaleiro de Barra do Riacho, a ser inaugurado no terceiro trimestre de 2013. Os professores passarão o conhecimento adquirido em Singapura para seus colegas e alunos. Pelo protocolo de intenções assinado entre o Estaleiro Jurong e o Ifes, o Programa de Cooperação Educacional será de cinco anos. A cada ano irão três professores e 15 alunos para Singapura.

   O objetivo vai além de qualificar a mão de obra local e chega ao sistema de ensino, já que o Brasil, por quase 20 anos, de 1980 a 2000, ficou com a indústria naval quase que desativada. O desafio é maior no Espírito Santo, já que o Estado nunca abrigou qualquer segmento da indústria naval. "Mão de obra de fato é um problema. Exatamente por isso estamos promovendo esse intercâmbio para os estudantes do Ifes. Vale ressaltar que pela primeira vez a indústria naval está no Espírito Santo. Estamos partindo do zero, o que sempre é complicado", destacou Martin Cheah, presidente da Jurong no Brasil.

   Enquanto a mão de obra local não atende à demanda exigida, o jeito é importar gente de fora. Os primeiros estudantes só devem chegar de Singapura no final de 2013, mas em meados do mesmo ano a unidade já estará operando, já que a Jurong precisa entregar, em 2015, uma sonda de perfuração de US$ 792 milhões encomendada pela Petrobras. Nesses primeiros anos de operação, os líderes de equipe serão os mais de 20 singapurianos que irão trabalhar em Aracruz. Com o tempo, os estudantes do Ifes assumirão esses postos.

Foco de escola é formar chão de fábrica

Os alunos e professores capixabas que forem se qualificar na Ngee Ann Polytechnic encontrarão uma escola bem estruturada e com foco na operação. Inaugurada em 1963, a faculdade tem 16 mil alunos e engloba uma série de cursos, entre eles o de Engenharia Mecânica, onde a instituição se destaca pela excelência na indústria naval. "De todos os nossos docentes, apenas 8% são PhD. Nosso foco é na operação, é no chão da fábrica, não na pesquisa", explica Mah Wee Meng, pró-reitor da Ngee Ann.http://www.folhalitoral.com.br/site/index.php?p=noticias_ver&id=3642

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog