terça-feira, 10 de abril de 2012

Vereador Manego (PSB) foi afastado do cargo hoje pela mesa diretora da câmara municipal de Aracruz e Reaberta a CPI do Lixinho

Justiça determina desarquivamento da CPI do Lixinho.                      (LIXÃO)

O pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando à apuração do pagamento de propinas a vereadores de Aracruz pela empresa que cuida do lixo da cidade, e que ficou conhecida como CPI do Lixinho, vai ter que se desarquivado pela Câmara Municipal, conforme decisão do juiz Thiago Vargas Cardoso.

O magistrado deferiu o pedido de medida liminar em mandado de segurança impetrado por Gilcinéia Ferreira Soares, Wilson Quintão Soares e Max Antônio Cao Luiz, no qual solicitaram, dentre outras coisas, a anulação do ato praticado pelo presidente da Câmara, Ronaldo Modenesi Cuzzuol (que renunciou na última semana ao cargo e ao mandato alegando “denuncismo exagerado” contra a Câmara), que arquivou o ofício denúncia formulada pelos autores, bem como a determinação de que a denúncia seja submetida a deliberação do plenário.


De acordo com a denúncia, considerada pelo juiz bem fundamentada, a empresa Ambitec paga propina de R$ 3 mil para cada vereador envolvido no “esquema” para que não questionem a qualidade dos servidos prestados, nem os valores dos contratos que firmou com o município. A propina foi apelidada de “lixinho”. A denúncia de Gilcinéia, Wilson e Max foi feita no dia 21 de março e cinco dias depois o presidente da Câmara, também denunciado no esquema, arquivou o pedido sem submetê-lo a plenário.


A política de Aracruz tem sido sacudida por seguidos escândalos. A Câmara tem tido, frequentemente alvo de denúncias contra os vereadores vários desses afastados e presos. Com a renúncia de Ronaldo Cuzzuol, o próprio suplente dele, Samuel Nascimento Barbosa (PSB), coronel da reserva da Polícia Militar, acabou eleito para presidir o Legislativo municipal.

Encontra-se afastados dos cargos os vereadores Gil Furieri PMDB (preso), Ozair Coutinho Gonçalves Auer (PMDB) e Orvanir Pedro Boschetti (PMDB), Paulinho da Vila (PSD) e Jocimar Rodrigues Borges mais conhecido como Manego (PSB) afastado na sessão de hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog